VER-O-FATO: Postos de saúde de Belém não têm sequer material para curativos

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Postos de saúde de Belém não têm sequer material para curativos

Na busca por atendimento nos postos de saúde de Belém, pacientes tem se deparado com algumas aberrações. Uma delas: falta material para um singelo curativo. Reclamar contra a incompetência da gestão na saúde pública parece o único remédio.

É preciso, contudo, ir além da simples reclamação e cobrar, exigir, o mínimo de respeito. Afinal, é o dinheiro arrecadado de impostos pagos pela população que sustenta essa máquina falida.

Três pessoas que voltaram da porta de postos porque não havia material denunciam ao Ver-o-Fato que estão furiosas com tanto descaso por parte da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Depois de percorrer os postos da Pedreira, Telégrafo e Sacramenta, elas tiveram de voltar para casa.

Sem condições financeiras para comprar material, elas foram obrigadas a recorrer a parentes e amigos para fazer os curativos com enfermeiras particulares. "Está assim mesmo, falta tudo", disse uma servidora municipal ao blog, pedindo para não ter o nome divulgado.

"Eu fui apenas retirar os pontos de uma cirurgia que fiz e não tinha material em nenhum desses três postos. Nos outros postos deve estar a mesma coisa. Agora imagine você, repórter, como estará a situação no Pronto Socorro do Guamá", afirmou um dos prejudicados.

O blog entrou em contato com a assessoria de comunicação da Sesma, ainda pela manhã, mas até às 15 horas nenhuma resposta foi dada sobre o motivo da falta de material para curativos nos postos. Informada sobre a denúncia, a assessoria disse apenas que o posto da Pedreira " é do Estado". 

Sobre os postos da Sacramenta e do Telégrafo, onde também a penúria seria completa, a assessora prometeu que iria averiguar e entrar em contato com o blog. Como não entrou, a presunção é de que a denúncia seja verdadeira. Nesse caso, não há o que dizer. 

Lamentável. 

                         Posto do Telégrafo: sem material até para curativos. Foto: PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário