INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Linha de Tiro - 19/04/2018

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Sob cinzas, a memória de Belém


Nas imagens do fotógrafo Jorge Nascimento, com a sensibilidade que o caracteriza, o que restou dos prédios no centro da capital paraense, atingidos por um incêndio de grande proporção, na madrugada de hoje (23). 
 
Ninguém ainda soube dizer como o fogo começou. Os bombeiros tiveram muito trabalho para conter as chamas, que atingiram 20 metros de altura. Homens da Defesa Civil interditaram o perímetro da rua Santo Antonio, entre Primeiro de Março e Travessa Leão XIII, para evitar a aproximação de curiosos, temendo riscos der desabamento. 

De acordo com informações da major Aldamilena do Corpo de Bombeiros que esteve comandando as operações no local, o fogo atingiu três lojas de confecções que eram alugadas e ocupavam as instalações de prédios históricos.

Esses prédios, construídos sob estilos arquitetônicos europeus, ainda na fase da Bélle Epoque, eram tombados pelo Patrimônio Histórico, mas não passavam por manutenção ou qualquer tipo de fiscalização, com parte de suas instalações servindo como depósito de mercadorias.

É mais um pedaço precioso de Belém que se vai, tombado pela incúria de quem deveria zelar por ele.

Um comentário: