INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL

Linha de Tiro - 19/04/2018

sexta-feira, 31 de julho de 2015

Eleição ao desembargo do TJ já teve briga e "despacho". Hoje, parece pacífica. Parece


Já vi e cobri, como repórter, bate-boca, intrigas, ameaças, choro e comemorações na luta por uma vaga ao cobiçado cargo de desembargador do Tribunal de Justiça, o ápice na carreira de um juiz

Certa vez, um juiz preterido na votação pelo colégio de desembargadores, totalmente descontrolado, detonou com palavrões pelos corredores o colega mais votado. O eleito ouviu, não gostou, revidou na mesma moeda e partiu para cima do desafeto, afirmando que iria "quebrar-lhe a cara".  A turma do "deixa disso" interferiu e evitou o pior.

Houve até o caso de uma juíza que, também preterida na votação, acusou a vencedora de ter feito "despacho de macumba", com os nomes dos desembargadores votantes em fitas vermelhas na encruzilhada. Foi o que se poderia chamar de "despacho" extrajudicial. Na boca do sapo.



Parece que os tempos mudaram. Na sessão do Pleno do TJ, na última quarta-feira, o presidente do Tribunal, desembargador Constantino Guerreiro, declarou a vacância do cargo da desembargadora Helena Percila Dornelles, que se aposentou no último dia 27. A vaga dela será preenchida pelo critério de merecimento.

Em substituição à desembargadora, Guerreiro anunciou que a juíza de 3ª entrância e segunda na lista de antiguidade de juízes, Rosileide Maria da Costa Cunha, foi convocada para integrar a corte e auxiliar no julgamento dos feitos.

Rosileide já teve problemas e foi afastada, acusada de irregularidades e de pedir interferência política para virar desembargadora. Conseguiu vitória em corte superior e está viva na disputa. 

Com a aposentadoria de Helena Dornelles, cinco vagas estão em aberto no desembargo. O processo de escolha de quatro novos desembargadores já está em andamento.

Atualmente, o 2º grau têm mais quatro juízes convocados: Ezilda Pastana, José Roberto Maia, Nadja Nara Cobra Meda e Paulo Gomes Jussara, respectivamente, 1º, 3º, 4º e  5º lugar na lista de antiguidade dos juízes de 3ª entrância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário